A Teoria Comportamental (ou Teoria Behaviorista) da Administração trouxe
uma nova direção e um enfoque dentro da teoria administrativa: a abordagem das
ciências do comportamento (behavioral sciences approach), o abandono das
posições normativas e prescritas das teorias anteriores (Teoria Clássica,
Teoria das Relações Humanas e Teoria Burocrática) e a adoção de posições
explicativas e descritivas. A ênfase permanece nas pessoas, mas dentro do
contexto organizacional mais amplo.
Essa teoria é muito bem aplicada nas grandes empresas, onde se tem uma política de RH bem definida, porém as micro e pequenas empresas, que fazem parte da base da economia, perdem qualidade por não conseguirem sequer contrattarem profissionais adequados as funções, então as pessoas acabam acumulando uma carga de trabalho muito grande, e dificulta seriamente não só o relacionamento interno, como também externo.
Precisamos repensar urgentemente a maneira pela qual as Organizações de Classes podem contribuir para melhorarem esses pontos. Precisamos inclusive melhorar o comportamento dos líderes dessas Organizações.
Essa teoria é muito bem aplicada nas grandes empresas, onde se tem uma política de RH bem definida, porém as micro e pequenas empresas, que fazem parte da base da economia, perdem qualidade por não conseguirem sequer contrattarem profissionais adequados as funções, então as pessoas acabam acumulando uma carga de trabalho muito grande, e dificulta seriamente não só o relacionamento interno, como também externo.
Precisamos repensar urgentemente a maneira pela qual as Organizações de Classes podem contribuir para melhorarem esses pontos. Precisamos inclusive melhorar o comportamento dos líderes dessas Organizações.
Principais conceitos e princípios:
Maslow, um dos maiores
especialistas em MOTIVAÇÃO HUMANA,
desenvolveu uma teoria disposta em uma
hierarquia de necessidades:
•
Necessidades fisiológicas: Constituem-se
em necessidades básicas como alimentação, sono, descanso, comida e até mesmo
sexo.Uma vez satisfeitas estas necessidades básicas nós abandonamos estas
preocupações e passamos a nos preocupar com outras coisas.
•
Necessidades de segurança: É do instinto do ser humano a busca pela segurança, por procurar abrigo, correr do perigo, querer estabilidade. Até mesmo a busca pelo sentido espiritual, como a procura por uma religião se enquadra nesta hierarquia de necessidades.
Necessidades de segurança: É do instinto do ser humano a busca pela segurança, por procurar abrigo, correr do perigo, querer estabilidade. Até mesmo a busca pelo sentido espiritual, como a procura por uma religião se enquadra nesta hierarquia de necessidades.
•
Necessidades sociais: É a necessidade de boas relações, ter amizade, afeto, amor e se sentir aceito no grupo.
Necessidades sociais: É a necessidade de boas relações, ter amizade, afeto, amor e se sentir aceito no grupo.
•
Necessidades de estima: São necessidades na qual é a maneira como o indivíduo se vê e como se sente perante as pessoas, é uma maneira de se auto-avaliar de forma que é preciso conquistar a auto confiança, respeito, ter aprovação social, status e prestígio.
Necessidades de estima: São necessidades na qual é a maneira como o indivíduo se vê e como se sente perante as pessoas, é uma maneira de se auto-avaliar de forma que é preciso conquistar a auto confiança, respeito, ter aprovação social, status e prestígio.
•
Necessidades de auto-realização: São necessidades que precisam ser satisfeitas de acordo com seu potencial, essa tendência se expressa através do impulso da pessoa tornar-se melhor, tornar-se o melhor que pode ser ou fazer bem feito o que gosta para se sentir realizado.
Necessidades de auto-realização: São necessidades que precisam ser satisfeitas de acordo com seu potencial, essa tendência se expressa através do impulso da pessoa tornar-se melhor, tornar-se o melhor que pode ser ou fazer bem feito o que gosta para se sentir realizado.
A satisfação de
um nível inferior de necessidades é essencial para a revelação de um nível
superior no comportamento;
O topo da
pirâmide das necessidades não está ao alcance de todos;
A prioridade em
satisfazer as necessidades de níveis mais baixos (monopolização do indivíduo);
Cada indivíduo
possui uma multiplicidade de motivações / necessidades, interligadas entre si
(efeito global e conjunto no organismo);
Estilos de Administração – McGregor
TEORIA X
•
É o estilo baseado na concepção tradicional,
mecanicista e pragmática. Este perfil se reflete numa administração rígida e autocrática,
onde as pessoas devem trabalhar dentro dos padrões e normas da empresa.
Voltados exclusivamente para os objetivos econômicos.
•
A administração intervém ativamente sobre as
pessoas a partir de recompensas, punição, coação e controle visando a padronização
das atividades e o alcance dos objetivos da organização. A Teoria X representa
a alienação do indivíduo, não estimula a criatividade.
•
Quando um administrador impõe arbitrariamente de
cima para baixo um esquema de trabalho e passa a controlar o comportamento dos
subordinados ele estará desenvolvendo a Teoria X.
TEORIA
Y
•
É a moderna concepção de administração de acordo
com a Teoria Comportamental. É um estilo
de administração aberto, dinâmico e democrático, por meio do qual administrar
torna-se um processo de criar oportunidades, encorajar o crescimento individual
e proporcionar orientação quanto a objetivos.
•
É responsabilidade do administrador desenvolver
nas pessoas, por si mesmas, condições de
crescimento através da motivação, do potencial de desenvolvimento, direcionando
o comportamento para os objetivos da empresa.
•
A Teoria Y propõe um estilo de administração
participativo e baseado nos valores humanos e sociais.
Vantagens e Desvantagens:
Vantagens:
Redefinição total
dos conceitos administativos;
Crítica às
Teorias Clássica e das Relações Humanas
Amplia o seu conteúdo e diversifica a sua
natureza;
Crítica severa à
Teoria Burocrática;
Teoria da motivação
humana encontra meio para
alcançar uma melhor qualidade de vida dentro das organizações.
Desvantagens :
A difícil articulação operacional para o gerenciamento das necessidades básicas.
A impossibilidade da padronização do comportamento humano.
A difícil articulação operacional para o gerenciamento das necessidades básicas.
A impossibilidade da padronização do comportamento humano.
Críticas:
O Behaviorismo, embora ainda
muito influente, não é o único modelo na Psicologia[6]. Seus
críticos apontam inúmeras prováveis razões para tal fato.
Decorrências para administração atual:
Como a maioria das teorias administrativas, a Teoria
comportamental colaborou com parte dos
princípios que são tomados como base e utilizados atualmente nas empresas,
sendo de importância fundamental para a construção dos alicerces de atenção especial
aos colaboradores, que certamente são a parcela de maior importância dentro de
uma organização, já que são eles quem a dirigem, a fim de conduzi-la a seus
objetivos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Conte abaixo o que achou desse post